sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O triângulo da exposição

Olá pessoal,

Hoje vou abordar o triângulo da exposição que dá continuidade e relaciona os três pilares da fotografia que postei anteriormente aqui no blog. Caso ainda não tenha visto, aconselho dar uma olhada. Lá tem informação sobre ISO, Abertura e Velocidade

Lembrando que existe uma lista de termos e palavras que são usadas em fotografia que você pode acessar pelo menu vocabulário acima ou clicando aqui.

Vamos começar então?

Quando estamos começando na fotografia é muito confuso entender a relação entre ISO, Abertura e Velocidade. Para ficar pior ainda temos que lidar com alguns termos totalmente desconhecidos, mas que estão intrinsecamente conectados. A intenção aqui é tentar clarificar alguns pontos de forma que seja possível qualquer pessoa compreender, logo, não será algo profundo em cada detalhe.





Olhando para imagem acima, acho que já deu pra entender que o triângulo da exposição é composto pelos pilares da fotografia... Não?
Ah vai.. Tá super claro!  rs rs

Então... Basicamente é a mesma coisa.
Quando falei dos pilares, falei sobre os pontos específicos que formam o triângulo da exposição na fotografia. Eles trabalham juntos para reunir a quantidade de luz necessária para criar uma fotografia com exposição correta.
Vale ressaltar que para manter o triângulo estável é necessário mudar as variáveis aos pares.

Exemplo: ISO e Velocidade ou Abertura e Velocidade, pois caso apenas uma variável seja modificada você poderá criar uma foto subexposta ou superexposta. 

Vamos começar falando sobre um ponto de luz.

Entender o que é um ponto é fundamental para entender o triângulo de exposição. Na fotografia, um ponto ou parada refere-se à duplicação ou redução à metade da quantidade de luz que compõe a correta exposição. Independente do tipo de fotografia que vamos fazer, existe uma exposição correta que deve ser realizada. O ideai é já realizar a foto com a exposição correta, mas se a foto for capturada em formado RAW podemos reparar alguns problemas criados pela exposição incorreta (superexposição ou sobrexposição) na pós-produção. 

Mas como controlar a qualidade de luz e criar uma boa exposição?

Fara fazer isso, usamos os pilares da fotografia. Cada pequeno ajuste vai gerar um impacto diferente na sua foto. A ideia é entender o que acontece com a mudança de cada variável.


Geralmente o fotômetro estando posicionado no zero nos dá uma boa indicação que a exposição está correta para a cena em questão.
O fotômetro é essa barra com as indicações de -2, -1, +1, +2 sendo o zero o ponto central.
_____________________________________________________________________________________________

A velocidade do obturador (Velocidade) é a duração do tempo em que é permitido que a luz entre pela lente atinja o sensor da câmera e é medido em fração de segundo. A velocidade é provavelmente a variável mais fácil do triângulo da exposição de ser entendido. Para duplicar a quantidade de luz, precisamos dobrar o tempo da exposição. 


  • Exemplo 1: Movendo-se de uma velocidade de obturador de 1/60s a 1/30s irá adicionar um ponto de luz porque o obturador permanecerá aberto o dobro do tempo. 
  • Exemplo 2: Movendo-se de uma velocidade de obturador de 1s para 1/8s irá diminuir a exposição em três pontos. Isso deve-se ao foto de que para sair de 1s e chegar em 1/8s é necessário dividir por 2, três vezes o número 1. Ou seja, (1)/2 = 1/2s. (1/2)/2 = 1/4s e finalmente (1/4)/2 = 1/8s. Logo, 3 pontos de luz.
_____________________________________________________________________________________________

Sensibilidade (ISO) refere-se, de forma bem simplificada, a sensibilidade do sensor da câmera à luz. Valores mais altos de ISO significam que o sensor não precisa coletar tanta luz para fazer uma exposição correta. Já para valores baixos de ISO significam que o sensor terá de reunir mais luz para fazer a exposição. O mesmo raciocínio que usamos para velocidade do obturador podemos usar para o ISO.  Dobrar o ISO equivale a um aumento de um ponto de luz a na exposição assim como reduzir a metade valor do ISO leva a uma redução de um ponto de luz na exposição. Aqui está uma escala de ISO para ajudar a compreensão.


_____________________________________________________________________________________________

A Abertura do diafragma (Abertura) refere-se ao tamanho do orifício circular na lente que permite a entrada de luz. Quanto maior o tamanho do "furo", mais luz atinge o sensor. Na verdade, cada vez que você dobrar a área dessa abertura, você aumenta a quantidade de luz que entra câmera em um ponto.
O mesmo vale para a redução. Cada vez que você reduzir a área dessa abertura pela metade, você irá reduzir a quantidade de que entra na câmera em um ponto.
À primeira vista, os valores na escala f-stop são confusos. Os números parecem não fazer sentido.
Por que valores pequenos correspondem a aberturas maiores e vice-versa?
Para entender porque grandes números de f-stop referem-se a pequenas aberturas e pequenos números de f-stop referem-se a grandes aberturas requer um pouco de matemática.

Matematicamente é igual à distância focal da lente dividida pelo diâmetro da lente.
Logo, temos a relação abaixo:

f-stop = comprimento focal / diâmetro

Que se for reorganizando fica:

diâmetro = comprimento focal / f-stop

Em outras palavras, sendo o f-stop o denominador da última equação temos que quanto maior for o f-stop menor será a abertura da lente. O inverso vale para um f-stop bem pequeno, teremos uma abertura bem grande.
Olhando a imagem abaixo e pensando nas equações acima fica mais fácil entender, não achas?



_____________________________________________________________________________________________

Juntando tudo que foi dito até agora, já temos uma material legal para criarmos algumas fotos. posto que entendemos que quando ganhamos um ponto de luz em algum dos pilares da fotografia precisamos remover esse excesso de luz por meio de outro pilar ou da combinação dos outros dois pilares. O mais importante aqui é essa compreensão.

Bom espero ter ajudado a clarificar essa questão entre Velocidade, ISO e Abertura.

Como sempre,

Deixem suas dúvidas ou comentários abaixo.

Abraço e até o próximo post.




0 comentários:

Postar um comentário