quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Nikon Hack


Olá pessoal!

Hoje venho mostrar para vocês como efetuar o Update Hack para sua câmera Nikon. Realizei esse procedimento na minha câmera Nikon D3200. O mesmo pode ser aplicado em outras câmeras, desde que o firmware seja compatível. Existe uma lista de câmeras e firmwares compatíveis no site onde faremos o hack no firmware. Link para o site encontra-se ao longo desse post.



Mas o que é esse tal Update Hack?

Por conta de algumas condições legais nem a Nikon e nem nenhuma outra empresa pode vender uma DSLR (câmera fotográfica) que faça gravações longas (acima da 20 ou 30min contínuos), pois tal função é reservada para as câmeras do tipo filmadora. Logo, a Nikon e as outras marcas são obrigadas a colocarem "travas" no firmware de suas câmera fotográficas impedindo-as de realizarem tal função.  Ou seja, na prática a sua DSLR pode fazer gravações longas, mas pelo software elas são  impedidas. 
Entretanto, não é apenas isso que pode ser modificado quando vocês instalarem o Update Hack. Outras funções como melhorar a taxa de bitrate em vídeos e habilitar o uso de baterias não originais são exemplos de opções que podem ser instaladas. Cada câmera pode sofre uma série de modificações que cabe a você escolher qual das modificações deseja instalar.

Bem agora que já dei uma ideia sobre o que é o Update Hack , vou mostrar para vocês como fiz na minha Nikon.

A primeira coisa a se fazer é baixar o firmware da sua câmera. Pode ser baixado aqui.



Selecione o modelo da sua câmera e clique em buscar e você será redirecionado para a página abaixo.



Basta clicar em sobre a palavra Firmware e depois clique em Ver página de download conforme imagem.



Uma vez na página de download, basta clicar em Windows ou MAC de acordo com o seu sistema operacional e baixar o arquivo de atualização padrão aceitando os termos e clicando em Download.



Pronto, estamos finalizados com o site da Nikon. Você deve extrair o firmware padrão baixado para uma pasta de sua escolha.



Acesse o site onde faremos a modificação no firmware padrão clicando aqui.
A lista com as câmeras e firmwares compatíveis encontram-se no mesmo link.

Se o erro abaixo aparecer, basta baixar o Silverlight. Aconselho usar o Internet Explorer mesmo não gostando muito dele. Mas será apenas para fazer as modificações no firmware. Acredito que o IE TAB para Chrome também deva fazer com que a página funcione depois de instalado o Silverlight.



Voltando ao site de modificação firmware padrão clicando aqui após baixar e instalar o Silverlight você verá a imagem abaixo.



Basta clicar em "Select Firmware File", aqui você deve voltar na pasta onde você fez a extração do firmware padrão da sua câmera, clicar no arquivo do firmware e depois clicar em Abrir.



Agora basta selecionar o(s) Hack(s) de seu interesse e depois salvar, clicando no botão "Save Patched Firmware File", na raiz do seu cartão de memória da maquina. Veja alguns hacks que podem ser aplicados.






Para finalizar basta seguir o processo de atualização padrão da Nikon começando já no passo 4. As instruções de atualização encontram-se aqui.



NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER
EVENTUAL DANO EM SEU EQUIPAMENTO.
 

Entretanto acredito que nada de errado acontecerá posto que eu mesmo já realizei esse procedimento algumas vezes em minha câmera. 


Leia esse tutorial pelo menos umas duas vezes antes de aplicar as modificações em sua câmera.

Caso queira remover o hack aplicado, basta atualizar sua câmera usando o firmware padrão.


0 comentários:

Postar um comentário