quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Pilares da fotografia - ISO

Olá pessoal!

Hoje falaremos um pouco sobre um dos três pilares da fotografia.
Caso tenha alguma dúvida quanto as palavras ou expressões usadas, consulte a nossa página que contém os termos fotográficos que foram usados no blog clicando aqui (Vocabulário).

Como o título já diz, falaremos sobre a sensibilidade do sensor da sua câmera, ou seja, falaremos do ISO.


De forma curta: ISO é o nível de sensibilidade do sensor da sua câmera à luz. 

O sensor é o componente da câmera que varia sua sensibilidade. Ele é a parte mais vital da sua câmera, pois é o responsável por reunir a luz e transformá-la em uma imagem. Normalmente o número do ISO começa entre 100-200 nas câmera DSLR ou equivalentes. Incrementos  de um pontos de luz são realizados até um determinado limite configurado pelo fabricante de acordo com o modelo de câmera. A coisa importante a entender, é que cada passo entre os números efetivamente duplica a sensibilidade do sensor. Assim, a ISO 200 é duas vezes mais sensível do que  ISO 100. Logo, ISO 400 é duas vezes mais sensível que a ISO 200 e quatro vezes mais sensível à luz do que o ISO 100. Aumentando o ISO do sensor da sua câmera você pode capturar imagens em ambientes mais escuros sem ter que usar um flash. Entretanto há um efeito negativo em aumentar a sensibilidade do sensor. Aumentar o ISO resulta em adicionar "ruído" a imagem que está sendo criada. Isso pode ser notado principalmente em cenas onde haja bastante tons escuros ou pretos. Lembre-se: Sempre use o menor valor de ISO possível visto que isso irá gerar a menor quantidade de ruído possível em sua foto.

Veja alguns exemplos abaixo (Clique na imagem para ampliar):





Mas e quando devo usar ISOs mais elevados?

Você deve aumentar o ISO toda vez que não haja luz suficiente para a câmera ser capaz de capturar rapidamente uma imagem. Quando fotografa-se dentro de casa sem uso de flash, deve-se definir um valor mais elevador de ISO para que a câmera seja capaz de capturar o momento sem introduzir motion blur casa algum objeto esteja em movimento. Outros casos em que você pode querer aumentar ISO são quando você precisa obter cliques ultra-rápidos. Mas antes de aumentar o ISO, você deve pensar se está tudo certo se algum ruído for introduzido à imagem. Lembre-se que é possível remover quase todo  ruído no pós-processamento.

Atualmente há uma configuração de ISO automático nas câmeras que funciona muito bem em ambientes com pouca luz. A vantagem dessa configuração automática é que você pode definir uma faixa máxima e mínima de ISO que você deseja que sua câmera trabalhe. Dai baseado nessa faixa, a câmera escolhe quando o ISO deve ser aumentado com base na quantidade de luz disponível no ambiente e dentro dos limites configurados por você. A minha câmera tem uma faixa bem extensa de ISO as vezes chego a usar ISO 1600, entretanto prefiro ficar dentro da faixa de 100 - 800 posto que gosto mais das imagens geradas nessa faixa. 

Vá testando até encontrar os valores que vocês julguem ser adequado.

Bom é isso pessoal,

Vejo vocês nós próximo posts que serão sobre Shutter Speed e F-Number.




Fonte: https://photographylife.com/what-is-iso-in-photography

0 comentários:

Postar um comentário