Vocabulários e termos de fotografia




Olá pessoal,

Montei essa post especialmente para listar e explicar um pouco sobre cada termo que conheço e/ou já ouvir falar em fotografia. Esse post sofrerá atualizações constantes para mante-lo o mais atualizadao possível. Caso você queira contribuir e/ou fazer alguma correção comente abaixo.

ISO
O ISO remete a ideia da sensibilidade dos filmes das antigas máquinas analógicas. Quão maior o número do ISO, maior será sua sensibilidade quando exposto à luz. Lembrando que diferente dos filmes, os sensores das câmeras digitais podem ser ajustados para diferentes sensibilidades. 

Shutter Speed - Velocidade do obturador
Trata-se da velocidade na qual o obturador da sua câmera ira executar o movimento de abrir e fechar das suas cortinas de forma a deixar o sensor exposto à luz (seja ela natural ou artificial).

Aperture - Abertura do diafragma
O termo também pode ser conhecido como  f-number, nada mais é do que uma relação entre os diâmetros externo e interno da lente da sua câmera. Quanto maior o tamanho da abertura interna da lente em relação ao diâmetro externo da mesma, menor será o f-number. 



Depth of Field - Profundidade de campo
A Profundidade de campo se refere a uma zona de focagem nítida aceitável à frente e atrás do ponto de focagem real. Em termos simples, se focarmos um ponto particular, algumas zonas à frente e atrás deste ponto estarão nítidas. Esta zona é a “profundidade de campo”


Speedlight - Flash
É uma instrumento que gera uma fonte de luz artificial de forma não continua. O flash entra em ação quando há a necessidade incrementar mais luz na foto e é acionado no momento em que a foto será realizada. Existem alguns modos de flash. Exemplo: Fill Flash.

 

Remote Shutter Release - Controle Remoto
Controle utilidade para efetuar o "disparo" da câmera de forma remota, ou seja, não é necessário tocar na câmera para que a mesma faça a fotografia.


Hard Light - Luz Dura
Esse tipo de luz deixa uma sombra bem marcada no objeto que está sendo fotografado. A fonte é

Soft Light - Luz Difusa
Esse tipo de luz deixa uma sobra suave no objeto que está sendo fotografado.

Tripod - Tripé
É um suporte utilidade para estabilizar e sustentar a câmera.



Lens - Lente
É um dispositivo ótico composto por um conjunto de lentes que são utilizados no processo de focalização ou ajuste do foco da cena a ser fotografada.

Body - Corpo
Assim como as lentes o corpo é uma parte vital da câmera. É nele que estão estão o sensor, o obturador, o visor e todos os encaixes para lente, flash, cartão de memória, cabos e etc.

Autofocus - Foco automático
Nesse tipo de focalização o sistema da máquina faz o foco no ponto focal selecionado.

Manual Focus - Foco manual
Nesse tipo de focalização tudo é feito de forma totalmente manual, como o próprio nome já diz, o que difere totalmente o foto automático.

Zoom Ótimo
Zoom ótico é realizado pela movimentação na sua objetiva pela variação de distância entre seus elementos. Esse tipo de zoom não reduz a qualidade da foto, pois se trata de zoom real e analógico.

Zoom Digital
Zoom digital é realizado pelo processador da câmera e é uma magnificação de uma porção da foto real. Esse tipo de zoom reduz a qualidade da imagem, pois o que ele amplia a imagem deixando-a "esticada" e esse reduz a qualidade da imagem.

Formato RAW
Formato de aquivo no qual a câmera grava todos os dados da fotográfia no momento em que a mesma foi realizada. Esse arquivo funciona como o negativo das câmeras analógicas. Faz-se necessário algum pós-processamento, pois a foto é gravada no cartão de memória sem nenhum tratamento.

Pós-processamento
Tratamento da imagem usando software edição após a captura. Geralmente usa-se softwares como Lightroom e/ou Photoshop.

Ponto de Foco
É o ponto no qual a câmera ira buscar fazer o foto no seu quadro. A quantidade de pontos de foco varia de acordo com o modelo. Exemplo: Nikon D3200 tem 11 pontos de foto enquanto a D5500 possui 39 pontos de foco.

Distância Focal
A distância focal, geralmente representada em milímetros (mm), é uma descrição básica de uma lente fotográfica. Não é a medida do real comprimento da lente, mas um cálculo de uma distância ótica do ponto onde os raios de luz convergem para formar uma imagem nítida de um objeto no sensor digital ou filme de 35mm, no plano focal da câmera.



SLR
Essa sigla que vem do inglês Single-Lens Reflex. Nesse tipo de câmera a lente é intercambiável, o que gera uma enorme gama de possíbilidades para o fotografo.

DSLR
Esse tipo de câmera nasceu uma uma evolução das SLRs, pois a diferença entre elas consiste em como cada uma grava a foto. Enquanto as SLR registram a fotografia por meio de filme fotográfico as DSLR registram por meio de seu sensor criando um arquivo digital.

Full Frame ( FX - Nikon )
Em muito comparam-se as camêras DLSRs com as SLRs. Quando falamos que uma determinada câmera é fullf rame, estamos na verdade falando que o tamanho do sensor desta câmera aproxima-se do tamanho do filme fotográfico de 35mm da câmeras SLR.

Cropped Sensor - Sensor cropado (DX - Nikon)
Nesse tipo de câmera o sensor, também conhecido como APS-C, é um pouco menor que o da full frame. Essa diferença de tamanho no sensor gera uma fator de corte. Esse fator e corte altera o quanto a câmera consegue "ver" do objeto que está a sua frente. As câmeras da Nikon trabalham com um fator de 1,5x enquanto as Canon trabalham com 1,6x. Uma lente de 50mm conectada num corpo cropado nikon gera uma foto equivalente á uma lente de 75mm num corpo full frame nikon, ou seja, 50 x 1,5 = 75mm.

Motion Blur
Efeito criado quando fotografa-se um objeto que está em movimento e a velocidade de obturação é baixa em relação a velocidade do objeto. Ou seja, o objeto fotografado move-se enquanto a foto está sendo registrada pela câmera.

Fontes:
Atualização: Dez/2016

0 comentários:

Postar um comentário