quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Pilares da fotografia - Abertura

Olá pessoal!

Hoje falaremos sobre mais um dos três pilares da fotografia.
Falaremos sobre F-Number ou Abertura.

Abertura é um dos três pilares da fotografia, os outros dois sendo ISO e velocidade de obturador. Sem dúvida, é o assunto mais falado, porque a abertura adiciona uma dimensão a uma fotografia, desfocando o fundo, ou magicamente traz tudo em foco. Neste artigo, vou tentar explicar tudo o que sei sobre a abertura em linguagem muito simples.



1) O que é Abertura?

A abertura é o tamanho do "buraco" no centro de uma lente através do qual a luz viaja para o corpo da câmera até chegar ao sensor. É mais fácil entender o conceito se você apenas pensar sobre os nossos olhos. Cada câmera que conhecemos hoje é projetada como olhos humanos. Dependendo da quantidade de luz, a íris pode expandir ou encolher, controlando o tamanho da pupila, que é um entrada que permite que a luz passe mais para dentro do olho.  A quantidade de luz que entra na retina (que funciona exatamente como o sensor da câmera), é limitada ao tamanho da pupila - quanto maior a pupila, mais luz entra na retina.

2) Tamanho da Abertura - Grande vs Pequena

O único propósito do diafragma é dificultar ou facilitar a entrada de luz. Na fotografia, a abertura é expressa em números f (por exemplo f/1.8). Estes números f que são conhecidos como "f-stops" são uma maneira de descrever o tamanho da abertura. Um f-stop menor significa uma abertura maior, enquanto um f-stop maior significa uma abertura menor. 
A maioria das pessoas acham isso estranho, já que estamos acostumados a ter números maiores representam valores maiores, mas não neste caso. Por exemplo, f /1.4 é maior que f/2 e muito maior que f / 8.0.

O tamanho do círculo representa o tamanho da abertura da lente - quanto maior for o número f, menor será a abertura.

3) O que é profundidade de campo?

Uma coisa importante a lembrar aqui, o tamanho da abertura tem um impacto direto na profundidade de campo, que é a área da imagem que aparece em foco. Um número f grande como f/32 (que significa uma abertura menor) trará todos os objetos em primeiro plano e no fundo da imagem em foco, enquanto um pequeno f-número, como f/1.4 irá isolar o primeiro plano do fundo, tornando nítidos os objetos  do primeiro plano e o desfocando o fundo da foto.


Como você pode ver, apenas mudando a abertura de f/2.8 para f/8.0 tem um grande efeito sobre o quanto de WALL-E está em foco e quão visível o fundo se mostra. Se fosse usada uma abertura muito menor, como f/32 nesta foto, o fundo seria tão visível como WALL-E.

4) Abertura das Lentes: Máximo e Mínimo

Cada lente tem um limite em quão grande ou quão pequena a abertura pode ser. Se você der uma olhada nas especificações de sua lente, ele deve dizer qual é o máximo (menor f-número) e aberturas mínimas (maior número f) de sua lente. A abertura máxima da lente é muito mais importante do que o mínimo, porque mostra a velocidade da lente. Uma lente que tenha uma abertura de f/1.2 ou f/1.4 como a abertura máxima é considerada como uma lente rápida, porque pode passar mais luz do que, por exemplo, uma lente com uma abertura máxima de f/4. É por isso que as lentes com grandes aberturas são mais adequadas para fotografia com pouca luz.

A abertura mínima não é tão importante, porque quase todas as lentes modernas podem fornecer pelo menos f/16 como a abertura mínima, que é tipicamente mais do que suficiente para necessidades de fotografia diária.



Existem dois tipos de lentes: "objetiva fixa" (também conhecido como "prime") e "objetiva zoom". Enquanto as lentes de zoom oferecem flexibilidade para modificar a distância focal (a maioria das câmeras compactas tem lentes de zoom) sem ter que se aproximar ou afastar do objeto, as lentes fixas ou prime têm apenas uma distância focal fixa. Devido à complexidade do design ótico para lentes de zoom, muitas das lentes de entrada ou de preço mais baixo têm aberturas variáveis. Ter abertura variavel significa dizer que a abertura da lente varia ao longo da distância focal. conforme a distância focal for aumentada a abertura máxima irá variar o valor. Por exemplo, a lente Nikon 18-200mm tem uma abertura máxima variável de f/3.5 - f/5.6. Em 18mm a lente tem uma abertura máxima de f/3.5, já quando em 200mm abertura máxima é de f/5.6.

As lentes de zoom com abetura fixa geralmente são mais pesadas. Por exemplo, a lente Nikon 70-200mm f/2.8 tem a mesma abertura máxima de f/2.8 em todas as distâncias focais entre 70mm e 200mm.

Por que isso é importante? 

Porque maior abertura máxima significa que a lente pode passar por mais luz, e, portanto, a câmera pode capturar imagens mais rapidamente em situações de pouca luz. Ter uma abertura máxima maior também significa melhor habilidade para isolar os assuntos do fundo.

Deixem suas dúvidas ou comentários abaixo.

Abraço e até o próximo post.





Fonte:https://photographylife.com/what-is-aperture-in-photography

0 comentários:

Postar um comentário